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quinta-feira, 7 de abril de 2016

1. PROPOSTA DO CURRÍCULO DE INFORMÁTICA
1.1 – EMENTA:
As tecnologias da informação e comunicação TICs tornou-se, em um curto espaço de tempo, um dos alicerces básicos da sociedade industrial e técnico científica moderna. O entendimento de TICs e o domínio de suas habilidades e conceitos são agora considerados por muitos países como parte do seu núcleo de educação, ao lado da leitura e da escrita. As ferramentas e as técnicas da tecnologia da informação são de grande valor não só nos processos de aprendizagem, como também na organização e na gerências das instituições de ensino como parte integrante do currículo escolar. O currículo foi planejado de forma modular e agrupadas em unidades, para que os docentes e as instituições de ensino pudessem selecionar elementos que sejam adequados a seus objetivos e ao estágio de desenvolvimento dos educandos.
2 – JUSTIFICATIVA:
É importante adequar à escola para que ela esteja preparada para o processo técnico científico e que seu currículo acompanhe os avanços tecnológicos que atenda a nova geração da comunicação e da informação. Educar significa propiciar e desencadear processo de auto-organização cognitiva e das linguagens das educandos. A informática como disciplina da Educação Básica faz-se necessária a partir do momento em que necessitamos de conhecimentos em TICs para sua aplicabilidade no mundo real e na sociedade. Diante a tanta modernidade tecnológica, vemos a necessidade de inserir a informática no contexto educacional em diversas disciplinas a fim de construir conhecimento para o uso das diversas ferramentas e linguagens no contexto escolar. No entanto, a introdução de qualquer novo currículo requer cuidados e preparação, gerenciamento, recursos, treinamento e suporte contínuo para que os resultados sejam satisfatórios e concretos.
3 – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA:
O currículo será organizado sob a forma de unidades, organizadas em módulos, as quais serão diferenciadas em níveis educacionais. Dependendo da realidade da instituição de ensino, as unidades poderão ser adaptadas a outros níveis da educação básica.
3.1 – Módulo de nível fundamental – direcionados aos estudantes em idade de decisão, que pretendam uma formação para o mercado de trabalho ou para complementação da aprendizagem escolar, chamada de MÓDULO ELETIVO de Informática Básica.
3.2 – Módulo Básico de Alfabetização em Computação – direcionados aos estudantes de nível fundamental e médio, que prepara os estudantes para inciar no mundo do trabalho e a desenvolverem habilidades e competências para o uso do computador de forma prática e objetiva. Neste módulo, serão desenvolvidas conteúdos associados a banco de dados, planilhas eletrônicas, designer gráfico digital e internet.
3.3 – Módulo Avançado em Computação – direcionados aos estudantes que passaram pelas duas primeiras fazes ou os que já possuem um conhecimento específico da computação. O módulo terá em seu conteúdo bases de softwers - (programas) e hardwers - (equipamentos), conceitos de programação e preparação para o mercado de trabalho ( comercio, industria, governo e politica).
4 – OBJETIVOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
* Preparar os educandos para utilizar as TICs como componente curricular em sala de aula;
* Estimular a reflexão sobre os impactos das tecnologias e suas contribuições no cotidiano, ressignificar o porquê e do para quê utilizar as tecnologias como instrumentos ou ferramentas tecnológicas a noção do desenvolvimento de atividades significativas e concretas, propostas para dinamizar seu aprendizado.
* Propiciar experiências comunicativas e cooperativas capazes de favorecer o desenvolvimento das suas habilidade e competências;
* Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux e outros softweres que possam contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional.
* Desenvolver habilidades necessárias para o manejo e a operacionalização dos computadores, equipamentos, programas e sistemas que possibilitem a construção de projetos colaborativos, edição, pesquisas de informações, produção, cooperação e publicação de conteúdos didáticos em ambientes virtuais;

* Compreender o mundo atual e a aplicabilidade das ferramentas da informática, da computação e do mercado de trabalho como preparação para descobrir aptidões e seu ingresso em instituições de nível superior.
6 – METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO

O curso será organizado por módulos eletivos distintos, onde serão agrupados seus conteúdos. Cada módulo terá uma carga horária de 40 horas aulas distribuído entre os conteúdos.
6.1. Estruturação:

Cada componente desenvolvido na aprendizagem, buscará envolver os conceitos, reflexões e práticas do cotidiano escolar, sendo as aulas ministradas e distribuídas em PRESENCIAIS e estudos a DISTÂNCIA.
6.2. Avaliação e Certificação


A avaliação será desenvolvida de forma continua e processual sendo observados durante a realização da formação três aspectos importantes:
I - Conhecimentos básicos
Identificar os principais conceitos e processos nas áreas de conteúdos, descrever a função e o propósito das ferramentas específicas da matéria e de que forma elas podem ajudar os alunos a entenderem esses conceitos-chave e processos e sua aplicação ao mundo fora da sala de aula.
II - Aplicação do Conhecimentos
Desenvolver e aplicar regras base em conhecimento e desempenho que permitam que os professores avaliem o entendimento dos alunos sobre conceitos-chave da matéria, habilidades e processos.
III - Habilidades e Competências para uso das TICs
Compor planificações e atividades de sala de aula que integrem várias ferramentas e dispositivos de TIC para ajudar os alunos a adquirirem as habilidades de raciocínio, planejamento, aprendizado reflexivo, construção de conhecimentos e comunicação interativa.
Para fins de certificação serão levados em consideração a freqência nos encontros presenciais, o desenvolvimento das atividades realizadas individualmente ou em grupo e ter obtido em cada componente curricular pontuação acima de cinco nos três critérios avaliativos.
6- REFERÊNCIAS
Carvalho, 1999 in Tecnologia & Interação Educacional.
COSTA, Luíza Furtado de Mendonça. Formação dos Profissionais da Educação em Informática: a via da Investigação-Ação Educacional. Dissertação de Mestrado. UFSM. Santa Maria; Brasil, 2000

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)
MORAN, José Manuel. MASSETO, Marcos T. BEHERENS, Marialda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000
SANTOS, Francisco Edivan Moreiras dos, Tecnologia Educacional Aplicada ao Ensino Aprendizagem – Relato de uma experiência exitosa. Projeto de Inclusão Digital e Social da EEFm Polivalente Gov. Adauto Bezerra. Crato- CE, fevereiro de 2010.
Ministério da Educação, MANUAL INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – um currículo para escolas, produzido pela UNESCO – UNB, Brasília 1997.
BLIASBY,Francisco Morvan. Introdução ao LibreOffice.org. Disponível em: <http://softwarelivre.ceara.gov.br/…/libreoffice.org.basico.…>. Acessado em: 22/02/2016.
CARVALHO, Ana Amélia A. Manual de Ferramentas da web 2.0 para professores. Disponível em: <http://www.crie.min-edu.pt/…/w…/manual_web20-professores.pdf>. Acessado em: 20/05/2012.
Portal do LibreOffice.org – aqui você baixa a suíte livre e muito mais: complementos, corretores ortográficos, modelos, fórum, etc; não deixe de visitar também o portal internacional (http://www.documentfoundation.org/);Acesso em 22/02/2016.
webeduc.mec.gov.br/linux…/…/baixar_para_impressao_todos_...9 de abr de 2009 - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED. Curso Linux Educacional. Versão para impressão. Módulo 1. Linux. https://www.google.com.br/…. Acesso em 22/02/2016.

Elaboração: 
Professores do Lei do Polivlaente.
Colaboração: Prof. Francisco Edivan Moreira dos Santos Especialista - Tecnologias em Educação – PUC/RIO.


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