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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ESTRATÉGIAS NO PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM E USO DAS TICS


ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR
E USO DAS TICS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

(SUGESTÃO) - METODOLOGIAS DE ENSINO INTEGRANDO AS MÍDIAS AO PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

Planejamento de Ensino:

- previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar com seus alunos (orientações quanto a atividade a ser realizada – individual ou em grupo e quais objetivos);

- organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos – (realizar simulado on-line no laboratório de informática – orientar qual site será utilizado e explicar a atividade)

Aspectos Didáticos:

- características dos alunos (aspirações, necessidades e possibilidades) – Verificar quais alunos tem habilidades para uso do computar, os que não dominam o uso da máquina formar dupla com um colega mais habilidoso);
- recursos disponíveis – (ambiente com computadores e que possa atender toda a turma – lembrar de verificar a disponibilidade do ambiente);
- objetivos educacionais considerados mais adequados e necessários para os alunos em questão – manter o foco dos alunos no que foi proposto na atividade ;

-prever e organizar os procedimentos, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para os objetivos estabelecidos-(objetividade da aula, tirar dúvidas antes, manter a o cronograma para a aula planejada- duração ou etapas);

-prever e escolher recursos didáticos – (caso a internet não esteja funcionando, baixar antecipadamente a atividade e salvar no computador, se o número de alunos não comporta no laboratório dividir a turma, caso queira usar data show para fazer o simulado comentando as questões após a resposta dos alunos.;

Planejamento de Unidade:

- Previsão de uma sequência de aulas sobre assuntos correlatos.


Procedimentos:

1. Apresentação: identificar e estimular o interesse dos alunos, tentando
aproveitar seus conhecimentos prévios;

2. Desenvolvimento: organizar e apresentar situações de ensino-aprendizagem,
estimulando a participação ativa dos alunos (problemas, projetos, estudos de
textos, estudos dirigidos, pesquisa, experimentação, trabalhos em grupo);

3. Integração: síntese dos conhecimentos trabalhados (elaboração de relatórios, organização de resumos, quadros sinóticos, apresentação de seminários e produção de slides).

Elaboração:
Francisco Edivan Moreira.

Colaboração:
Israel Marreiros
Isabela Almeida – Coord. PCA
Professores coordenadores de áreas.


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