ESTRATÉGIAS
PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR
E
USO DAS TICS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
(SUGESTÃO)
- METODOLOGIAS DE ENSINO INTEGRANDO AS MÍDIAS AO PLANEJAMENTO
DA AÇÃO DIDÁTICA
Planejamento
de Ensino:
- previsão das ações e procedimentos que o professor
vai realizar com seus alunos (orientações quanto a atividade a ser
realizada – individual ou em grupo e quais objetivos);
- organização das atividades discentes e das
experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos
educacionais estabelecidos – (realizar simulado on-line no
laboratório de informática – orientar qual site será utilizado e
explicar a atividade)
Aspectos
Didáticos:
- características
dos alunos
(aspirações, necessidades e possibilidades) – Verificar quais
alunos tem habilidades para uso do computar, os que não dominam o
uso da máquina formar dupla com um colega mais habilidoso);
- recursos
disponíveis –
(ambiente com computadores e que possa atender toda a turma –
lembrar de verificar a disponibilidade do ambiente);
- objetivos
educacionais
considerados mais adequados e necessários para os alunos em questão
– manter o foco dos alunos no que foi proposto na atividade ;
-prever e organizar os procedimentos,
bem como as atividades e experiências de construção do
conhecimento consideradas mais adequadas para os objetivos
estabelecidos-(objetividade da aula, tirar dúvidas antes, manter a o
cronograma para a aula planejada- duração ou etapas);
-prever e escolher recursos didáticos
– (caso a internet não esteja funcionando, baixar antecipadamente
a atividade e salvar no computador, se o número de alunos não
comporta no laboratório dividir a turma, caso queira usar data show
para fazer o simulado comentando as questões após a resposta dos
alunos.;
Planejamento
de Unidade:
- Previsão de uma sequência de aulas sobre assuntos
correlatos.
Procedimentos:
1.
Apresentação:
identificar e estimular o interesse dos alunos, tentando
aproveitar seus
conhecimentos prévios;
2.
Desenvolvimento:
organizar e apresentar situações de ensino-aprendizagem,
estimulando a
participação ativa dos alunos (problemas, projetos, estudos de
textos,
estudos dirigidos, pesquisa, experimentação, trabalhos em grupo);
3.
Integração:
síntese dos conhecimentos trabalhados (elaboração de relatórios,
organização de resumos, quadros sinóticos, apresentação de
seminários e produção de slides).
Elaboração:
Francisco Edivan Moreira.
Colaboração:
Israel
Marreiros
Isabela
Almeida – Coord. PCA
Professores coordenadores de áreas.
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