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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO DE ÁREAS

 AFINAL PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO?

Devemos entender antes o  papel da escola na construção de um país concretiza pela ação educativa.O trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e ações, ou seja, seu Projeto de escola.

LOGO - Planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças.

Planejamento de Ensino


 
 Conferindo o planejado
Em uma escola democrática, o Projeto de Escola é feito coletivamente e deve ser a base para todas as atividades de ensino e de aprendizagem planejadas pelos professores para serem desenvolvidas em sala de aula.
Esse planejamento do processo de ensino e aprendizagem que os professores devem construir para orientar sua ação pedagógica na sala de aula é aqui chamado de Planejamento do Ensino.


O Planejamento do Ensino em ação

A concretização do Planejamento de Ensino ocorre na sala de aula, com um professor e sua classe desenvolvendo atividades de ensino e de aprendizagem. A Sala de aula, deve ser considerada como sendo todo e qualquer espaço no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam ocorrendo.

Ingredientes para planejar

Primeiramente, deixar claro entre o grupo algumas idéias:
  • de que tipo de escola estamos falando?que relações estabelecemos entre escola e sociedade?
  • qual o sentido social da profissão de educador, seja ele professor, coordenador, supervisor, diretor de escola, membro de equipe técnica ou de apoio?   
  • Quando um professor, em cooperação com seus colegas, elabora seu Planejamento do Ensino, é importante ter em conta que sua ação profissional deve ser pensada em termos de um otimismo crítico, ou seja, o professor deve ter claro que as escolhas que faz quando elabora seus planos e as orientações que imprime no decorrer de cada aula devem ser coerentes com o Projeto de Escola, assim como, com uma perspectiva crítica e transformadora da realidade.
A importância de conhecer o aluno
O Planejamento do Ensino começa com o professor considerando:
  • quem são meus alunos?
  • quais são os conhecimentos e as experiências de vida que eles têm com relação aos conteúdos das atividades que estarei propondo?
  • quais são as suas expectativas e dificuldades?
Para o educador que trabalha com uma perspectiva inclusiva, que se preocupa com as reais condições culturais de seus alunos, o Planejamento do Ensino deve considerar os valores, os saberes e as experiências práticas que eles possuem, selecionando e organizando os conteúdos do ensino coerentemente com essas condições.




Fonte:http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=15&id_subtema=1




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