AFINAL PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO?
Devemos entender antes o papel da escola na construção de um país concretiza pela ação educativa.O trabalho do
educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada
professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o
que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho
educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes
gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e
ações, ou seja, seu Projeto de escola.
LOGO - Planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças.
Planejamento de Ensino
Conferindo o planejado |
Em
uma escola democrática, o Projeto de Escola é feito coletivamente e
deve ser a base para todas as atividades de ensino e de aprendizagem
planejadas pelos professores para serem desenvolvidas em sala de aula.
Esse planejamento do processo de ensino e aprendizagem que os professores devem construir para orientar sua ação pedagógica na sala de aula é aqui chamado de Planejamento do Ensino.
Esse planejamento do processo de ensino e aprendizagem que os professores devem construir para orientar sua ação pedagógica na sala de aula é aqui chamado de Planejamento do Ensino.
O Planejamento do Ensino em ação
A
concretização do Planejamento de Ensino ocorre na sala de aula, com um
professor e sua classe desenvolvendo atividades de ensino e de
aprendizagem. A Sala de aula, deve ser considerada como sendo todo e
qualquer espaço no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam
ocorrendo.
Ingredientes para planejar
Primeiramente, deixar claro entre o grupo algumas idéias:
- de que tipo de escola estamos falando?que relações estabelecemos entre escola e sociedade?
- qual o sentido social da profissão de educador, seja ele professor, coordenador, supervisor, diretor de escola, membro de equipe técnica ou de apoio?
- Quando um professor, em cooperação com seus colegas, elabora seu Planejamento do Ensino, é importante ter em conta que sua ação profissional deve ser pensada em termos de um otimismo crítico, ou seja, o professor deve ter claro que as escolhas que faz quando elabora seus planos e as orientações que imprime no decorrer de cada aula devem ser coerentes com o Projeto de Escola, assim como, com uma perspectiva crítica e transformadora da realidade.
O Planejamento do Ensino começa com o professor considerando:
- quem são meus alunos?
- quais são os conhecimentos e as experiências de vida que eles têm com relação aos conteúdos das atividades que estarei propondo?
- quais são as suas expectativas e dificuldades?
Para o educador que trabalha com uma perspectiva inclusiva, que se preocupa com as reais condições culturais de seus alunos, o
Planejamento do Ensino deve considerar os valores, os saberes e as
experiências práticas que eles possuem, selecionando e organizando os
conteúdos do ensino coerentemente com essas condições.
Fonte:http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=15&id_subtema=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário