1. PROPOSTA DO CURRÍCULO DE INFORMÁTICA
1.1 – EMENTA:
As tecnologias da informação e comunicação TICs
tornou-se, em um curto espaço de tempo, um dos alicerces básicos da
sociedade industrial e técnico científica moderna. O entendimento de
TICs e o domínio de suas habilidades e conceitos são agora considerados
por muitos países como parte do seu núcleo de educação, ao lado da
leitura e da escrita. As ferramentas e as técnicas da tecnologia da
informação são de grande valor não só nos processos de aprendizagem,
como também na organização e na gerências das instituições de ensino
como parte integrante do currículo escolar. O currículo foi planejado de
forma modular e agrupadas em unidades, para que os docentes e as
instituições de ensino pudessem selecionar elementos que sejam adequados
a seus objetivos e ao estágio de desenvolvimento dos educandos.
2 – JUSTIFICATIVA:
É importante adequar à escola para que ela esteja preparada para o
processo técnico científico e que seu currículo acompanhe os avanços
tecnológicos que atenda a nova geração da comunicação e da informação.
Educar significa propiciar e desencadear processo de auto-organização
cognitiva e das linguagens das educandos. A informática como
disciplina da Educação Básica faz-se necessária a partir do momento em
que necessitamos de conhecimentos em TICs para sua aplicabilidade no
mundo real e na sociedade. Diante a tanta modernidade tecnológica,
vemos a necessidade de inserir a informática no contexto educacional em
diversas disciplinas a fim de construir conhecimento para o uso das
diversas ferramentas e linguagens no contexto escolar. No entanto, a
introdução de qualquer novo currículo requer cuidados e preparação,
gerenciamento, recursos, treinamento e suporte contínuo para que os
resultados sejam satisfatórios e concretos.
3 – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA:
O currículo será organizado sob a forma de
unidades, organizadas em módulos, as quais serão diferenciadas em níveis
educacionais. Dependendo da realidade da instituição de ensino, as
unidades poderão ser adaptadas a outros níveis da educação básica.
3.1 – Módulo de nível fundamental – direcionados aos estudantes em
idade de decisão, que pretendam uma formação para o mercado de trabalho
ou para complementação da aprendizagem escolar, chamada de MÓDULO
ELETIVO de Informática Básica.
3.2 – Módulo Básico de
Alfabetização em Computação – direcionados aos estudantes de nível
fundamental e médio, que prepara os estudantes para inciar no mundo do
trabalho e a desenvolverem habilidades e competências para o uso do
computador de forma prática e objetiva. Neste módulo, serão
desenvolvidas conteúdos associados a banco de dados, planilhas
eletrônicas, designer gráfico digital e internet.
3.3 – Módulo
Avançado em Computação – direcionados aos estudantes que passaram pelas
duas primeiras fazes ou os que já possuem um conhecimento específico da
computação. O módulo terá em seu conteúdo bases de softwers -
(programas) e hardwers - (equipamentos), conceitos de programação e
preparação para o mercado de trabalho ( comercio, industria, governo e
politica).
4 – OBJETIVOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
* Preparar os educandos para utilizar as TICs como componente curricular em sala de aula;
* Estimular a reflexão sobre os impactos das tecnologias e suas
contribuições no cotidiano, ressignificar o porquê e do para quê
utilizar as tecnologias como instrumentos ou ferramentas tecnológicas a
noção do desenvolvimento de atividades significativas e concretas,
propostas para dinamizar seu aprendizado.
* Propiciar
experiências comunicativas e cooperativas capazes de favorecer o
desenvolvimento das suas habilidade e competências;
* Conhecer e
utilizar o sistema operacional Linux e outros softweres que possam
contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional.
*
Desenvolver habilidades necessárias para o manejo e a operacionalização
dos computadores, equipamentos, programas e sistemas que possibilitem a
construção de projetos colaborativos, edição, pesquisas de
informações, produção, cooperação e publicação de conteúdos didáticos em
ambientes virtuais;
* Compreender o mundo atual e a
aplicabilidade das ferramentas da informática, da computação e do
mercado de trabalho como preparação para descobrir aptidões e seu
ingresso em instituições de nível superior.
6 – METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO
O curso será organizado por módulos eletivos
distintos, onde serão agrupados seus conteúdos. Cada módulo terá uma
carga horária de 40 horas aulas distribuído entre os conteúdos.
6.1. Estruturação:
Cada componente desenvolvido na aprendizagem, buscará envolver os
conceitos, reflexões e práticas do cotidiano escolar, sendo as aulas
ministradas e distribuídas em PRESENCIAIS e estudos a DISTÂNCIA.
6.2. Avaliação e Certificação
A avaliação será desenvolvida de forma continua e processual sendo
observados durante a realização da formação três aspectos importantes:
I - Conhecimentos básicos
Identificar os principais conceitos e processos nas áreas de conteúdos,
descrever a função e o propósito das ferramentas específicas da matéria
e de que forma elas podem ajudar os alunos a entenderem esses
conceitos-chave e processos e sua aplicação ao mundo fora da sala de
aula.
II - Aplicação do Conhecimentos
Desenvolver e aplicar
regras base em conhecimento e desempenho que permitam que os professores
avaliem o entendimento dos alunos sobre conceitos-chave da matéria,
habilidades e processos.
III - Habilidades e Competências para uso das TICs
Compor planificações e atividades de sala de aula que integrem várias
ferramentas e dispositivos de TIC para ajudar os alunos a adquirirem as
habilidades de raciocínio, planejamento, aprendizado reflexivo,
construção de conhecimentos e comunicação interativa.
Para fins de
certificação serão levados em consideração a freqência nos encontros
presenciais, o desenvolvimento das atividades realizadas individualmente
ou em grupo e ter obtido em cada componente curricular pontuação acima
de cinco nos três critérios avaliativos.
6- REFERÊNCIAS
Carvalho, 1999 in Tecnologia & Interação Educacional.
COSTA, Luíza Furtado de Mendonça. Formação dos Profissionais da
Educação em Informática: a via da Investigação-Ação Educacional.
Dissertação de Mestrado. UFSM. Santa Maria; Brasil, 2000
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)
MORAN, José
Manuel. MASSETO, Marcos T. BEHERENS, Marialda Aparecida. Novas
Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000
SANTOS, Francisco Edivan Moreiras dos, Tecnologia Educacional Aplicada
ao Ensino Aprendizagem – Relato de uma experiência exitosa. Projeto de
Inclusão Digital e Social da EEFm Polivalente Gov. Adauto Bezerra.
Crato- CE, fevereiro de 2010.
Ministério da Educação, MANUAL
INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – um currículo para escolas, produzido
pela UNESCO – UNB, Brasília 1997.
BLIASBY,Francisco Morvan. Introdução ao LibreOffice.org. Disponível em: <http://softwarelivre.ceara.gov.br/…/libreoffice.org.basico.…>. Acessado em: 22/02/2016.
CARVALHO, Ana Amélia A. Manual de Ferramentas da web 2.0 para professores. Disponível em: <http://www.crie.min-edu.pt/…/w…/manual_web20-professores.pdf>. Acessado em: 20/05/2012.
Portal do LibreOffice.org
– aqui você baixa a suíte livre e muito mais: complementos,
corretores ortográficos, modelos, fórum, etc; não deixe de visitar
também o portal internacional (http://www.documentfoundation.org/);Acesso em 22/02/2016.
webeduc.mec.gov.br/linux…/…/baixar_para_impressao_todos_...9
de abr de 2009 - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na
Educação - CINTED. Curso Linux Educacional. Versão para impressão.
Módulo 1. Linux. https://www.google.com.br/…. Acesso em 22/02/2016.
Elaboração:
Professores do Lei do Polivlaente.
Colaboração: Prof. Francisco Edivan Moreira dos Santos
Especialista - Tecnologias em Educação – PUC/RIO.
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